Serena e Blair, inseparáveis como nos velhos tempos.

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 10: a avó maquiavélica de Serena

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 10: a avó maquiavélica de Serena

Miguel Carqueija

 

Há muita riqueza no décimo ato de “Gossip Girl”, com várias tramas paralelas, destaque para os problemas de Dan e Serena com a avó desta, Celia; e o triângulo amoroso entre Blair, Nate e Chuck.

Blair não tem a sutileza de Serena e age sem pensar muito, mantendo secreto o seu caso com Chuck. Este, até aqui o cafajeste da história, parece realmente apaixonado por Blair; embora ande muito com o dúbio Nate, preocupa-se porque este está querendo se reaproximar de Blair. Essas pessoas vivem num mundo de ilusão monetária e sexual, e é de crer que ocorram novas reviravoltas.

De qualquer forma a ação de concentra em mais um evento do “ano litúrgico” dos ricaços do Upper East Side (Manhattan): o baile de debutantes.

Uma nova figura sinistra aparece: Celia, avó de Serena e mãe de Lily van der Woodsen. Celia é, à primeira vista, uma das figuras mais antipáticas de “Gossip Girl”: elitista, cavilosa, esnobe, decide afastar Dan de Serena. Para tanto fala diretamente com o rapaz, dando a entender que ele não serve para Serena — obviamente porque não é rico. E ainda tem o desplante de perguntar: “Por que não desiste?”

Dan, rapaz centrado e humilde, fica sem palavras diante da velha bruxa que o desafia. Mas ao surgir Serena ele declara que irá à festa — embora seja um ambiente que ele não aprecia. Realmente Dan detesta fricotes, frivolidades. Serena, que há muito deixara de ser leviana e agora é uma garota séria e centrada, não pretendia ir ao baile mas mudara de ideia para satisfazer o desejo da avó, que alegara para Lily estar com um possível câncer no pulmão. Só que isso era mentira.

 

Serena e Dan: por que separar quem se ama?

 

Ao contrário de muitas pessoas, a idade não trouxe sabedoria a Celia van der Woodsen.

 

Resenha do episódio 10 (Hi society) da primeira temporada da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: Joshua Safran. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Patrick Norris. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorfe.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Também neste episódio:, Kelly Rutherford, Matthew Settle, Caroline Lager Felt, Susie Misner, Sebastian Stan, Nicole Fiscetta, Nan Zhang.

 

Nate, depois de se portar canalhamente com Blair, agora quer a reconciliação.

 

“Quero que meu baile de debutante seja de morrer.”

(Blair Waldorfe)

 

“Flagrado: Nate Archibald aprendendo que “só se dá valor ao que se perde” quando é tarde demais.”

(Gossip Girl)

 

“Você sempre vai usar o garfo de sobremesa para a entrada, vai sempre se sentir desarrumado não importa o que estiver usando.”

(Celia van der Woodsen para Dan Humphrey)

 

“A guerra começou entre o garoto solitário e uma certa senhora de sangue azul.”

(Gossip Girl)

 

“Mostre a Celia Rhodes que você é um Humphrey de verdade.”

(Rufus Humphrey para Dan Humphrey)

 

“Acho que sua avó não é quem você pensa que é.”

(Dan Humphrey para Serena van der Woodsen)

 

“Que impressão boa é essa, que usa mentiras? O que aconteceu depois da nossa conversa? Fiz porque sabia que era importante para vocês... e combinamos que se fizesse, eu seria autêntica. (...) Importa-se apenas com a imagem que vou passar de você. Como poderia me aceitar se nem minha mãe me aceita? (...) Mas deixe-me dizer-lhe algo. Se vier mesmo a ter filhos, jamais farei isso com eles. Os aceitarei como são, seus namorados e tudo o mais. E deixarei isso bem claro para eles.”

(Serena van der Woodsen para sua mãe Lily van der Woodsen)

 

“Vocês dois se pertencem. Acho que todos devem saber disso.”

(Lily van der Woodsen para Dan Humphrey, depois de receber uma lição de moral da filha)

 

“Na sua idade, seria uma sorte minha encontrar alguém como você... e eu meio que encontrei. Mas quando ia começar para valer... descobri que minha mãe me conhecia melhor do que eu. Não sei exatamente quem minha filha era... mas sei no que se tornou depois que o conheceu. Ela volta para casa toda noite cedo... não bebe, não usa drogas. Não sei se é responsável por isso, mas não acho que é coincidência.”

(Lily van der Woodsen para Dan Humphrey)

 

Celia confronta Dan, tentando humilhar o rapaz, que para ela é um pobretão indigno de namorar com Serena.

 

Blair rompe com Chuck.

 

Quanto a Chuck, ao ver a reaproximação entre Nate e Blair, tratou de usar seus truques, enviando mensagem para a Garota Fofoqueira e jogando Nate contra o colega Carter Baizen. Nate é levado a agredir Baizen por ciúme de Blair, e isso em plena festa de debutante. Mas Blair percebe a manobra e rompe com Chuck, reatando o namoro com Nate.

E Celia? Esta teve a baixeza de ir na galeria de arte de Rufus oferecer dinheiro para que Dan se afastasse de Serena. E chegou a recordar que, no passado, ela comprara a filha Lily, mãe de Serena, para que rompesse o namoro com Rufus: ou Rufus ou a herança. Rufus de nada sabia. E quando Dan tenta alertar Serena sobre a maldade de sua avó, esta não quer acreditar; logo porém terá as provas.

Serena também se revolta quando descobre que sua mãe alterou a bel-prazer o seu discurso de debutante. Serena altera a alteração, colocando detalhes picantes que a mestra de cerimônias lê inadvertidamente e quando percebe o que leu, diz: “Meu Deus! Desculpem.” Claro que Serena não tinha como objetivo “transar com milionários”, mas pegou pesado para que a mãe parasse de manipulá-la.

Serena ainda tem de lidar com a falsidade da avó, que conseguiu afastar Dan do baile; mas Serena descobre que seu namorado dissera a verdade. E com grande dignidade, Serena tem explicações com a mãe e com a avó. É notável que Lily, depois de tudo, passe a aceitar Dan com entusiasmo: “Vocês se pertencem”.

Lily, aparentemente arrependida, procura Dan em sua casa para aprovar finalmente o namoro e trazer o rapaz para a festa ao encontro de Serena.

Resta saber o que a velha Célia será capaz de aprontar nos próximos episódios.

Agora, é lamentável a atitude de Rufus, ligando para Lily para comentar a revelação de Celia, ou seja, que Lily rompera o namoro por causa de sua mãe (coisa de mais de vinte anos atrás!). Rufus está casado com Alison, mãe de Jenny e Dan. Para que Rufus quer mexer com o passado?

O episódio termina com Chuck dirigindo-se ao aeroporto. Para onde irá? É possível que o canalha da série seja agora um Romeu rejeitado?

Mais uma vez o casal Serena/Dan se destaca moralmente nessa história com tanta gente mesquinha, frívola e tortuosa. Serena, sem perder a tranquilidade (serena...) demonstra ser mais sábia que a mãe e a avó.

Só para esclarecer: ao retornar de Connectcut, após muitos meses num colégio interno, Serena já estava mudada em relação ao seu passado de garota doidivanas e dada à bebida. Arrependida por ter transado com Nate, namorado de sua melhor amiga, Blair, Serena punira a si mesma exilando-se num internato. Não foi portanto Dan quem a modificou, mas ele sem dúvida é uma boa influência.

 

Rufus reage com dignidade quando Celia oferece comprar as telas à venda na galeria em troca de Dan renunciar a Serena.

 

A cena máxima do episódio: com elegância e firmeza, Serena diz à mãe as verdades que Lily precisava ouvir. Serena não demonstra raiva mas tristeza por ter de confrontar a própria mãe.

 

Rio de Janeiro, 2 de maio de 2024.