Memória de uma próstata

Depois de pensar mil vezes, resolvi sair do anonimato, e contar a minha história tal como aconteceu. Penso que "my boss" até aos 50 anos, nem sabia que tinha uma próstata e nem qual era a sua função.Hoje se sabe alguma coisa, é porque procurou no oráculo Google.

Num exame de rotina ao Cliníco Geral, toda atenção foi voltada a mim, pois acusou que eu não estava bem, pois o PSA estava altíssimo. Derepente sai do esquecimento, e agora estou debaixo das luzes da ribalta. Tudo para nós é novo, e o desconhecido causa um certo temor.

O médico com pouca paciência e sem nenhuma sensibilidade humana, não nos disse nada, apenas escreveu no receituário, "urgente urgentíssimo" com uma ortografia ilegível, pois o caso é para um andrologista ou melhor urologista.

Meu dono assustado fez algumas perguntas ao doutor, mas ele respondeu com meia dúzias de palavras, na verdade deixou-nos

mais confuso ainda.

Fomos pra casa, e não paramos para refletir sobre o assunto, afinal, meu dono como faz a cada dia, "retoca a maquilhagem, cria coragem, pois o show da vida tem que continuar".

No outro dia cedo, ao tocar o telefone, uma mulher com voz aveludada, disse que a consulta estava agendada para quinta-feira às 14 horas. E lá fomos nós, enfrentar o mal humorado médico do SUS, depois de um longo tempo de espera.

Ele no primeiro instante foi até amigável, deu um sorriso profissional, olhou rapidamente os exames e também não disse nada. E disse que tinha que fazer o toque retal. Ficamos corados de vergonha, mas afinal disse que era um procedimento normal, para ver a minha textura. E pela primeira vez fui tocada, e segundo o seu parecer eu estava aumentada. Será que engordei com o passar dos anos?

Novamente ele pediu um monte de exames, e escreveu :"Urgente Urgentíssimo". Fizemos os exames e voltamos novamente ao urologista. Ele olhou, olhou, olhou, pensou, pensou,pensou e não disse nada. E pediu uma biópsia que pelo SUS demora em média de 1 a 2. E estamos esperando a leste do paraíso.

E como diz o ditado popular: "Erro de médico a terra cobre", os médicos são humanos e mortais e não são semi-deuses, e o que apenas parece saber fazer, é medicar remédio, que apenas remedia. Meu dono foi buscar uma segunda opinião: e só aumentou a confusão. São todos iguais farinha do mesmo saco.

Este outro urologista, também não deu muita explicação, apenas passou um remédio para tomar por 90 dias e voltar lá depois. Essa droga feita em laboratório, causa muito efeito colateral e ambos passamos mal a cada dia. E ele não nos disse nada, descobrimos somente quando o nosso mundo veio abaixo.

Nessas horas de incertezas tudo é válido, estamos tomando chá de semente de abóbora, saw palmetto e óleo de sicupira. Pois como dizia os antigos, se não cura também não mata.

E este é um trecho de minha memória, e nesta caminhada aos hospitais e clinícas descobri, que há centenas de homens com o mesmo problema do meu dono, todavia nós próstatas não podemos ser ignoradas, mas sim amadas, tratadas e tocadas. Para que possamos ter um final feliz. Afinal o céu é o limite.

Enfim, obrigado por ouvir a memória de uma próstata quase desesperada, que ficará boa em breve e continuará partilhando a sua experiência para ajudar outras próstatas, como o mesmo problema e dor.

Hoje eu sei que pouca coisa é feita em prol de nós, o" Novembro ainda é Negro", mas quem sabe um dia teremos um "Novembro Azul".