A Vida Nos Prega Peças

06.05.24

523

Logo na entrada de acesso ao clube há um quadro de aviso que não se consegue deixar de ver ao passar por ele, pois somos por demais curiosos. Informa o falecimento de associados, com suas fotos. Às vezes, são pessoas que conheço, nem sempre idosas, jovens que me deixam mais entristecido. E me pergunto: quando serei eu?

Parado em frente a ele, lembrei-me de alguns sócios amigos que já se foram, e que não me lembro de ter visto suas fotos nele. Talvez, por estar morando fora da capital e frequentado pouco o clube, não os vi.

Veio também a memória, uma brincadeira do meu pai com minha mãe, quando ela fez a reforma do jazigo em que estava enterrada a sua mãe, dizendo jocosamente:

- Agora que está todo reformado, vamos ver quem vai inaugurá-lo? – dizia sorrindo brincalhão para ela, que ficava brava e respondia:

-Que brincadeira de mau gosto!

Ele foi quem inaugurou. A vida nos prega peças.

Mês passado perdi um grande e querido amigo de turma da faculdade, e recebi mensagem de outro colega que mora no interior do estado, alertando:

- A nossa fila começou a andar...

Parado ainda em frente ao quadro, olhando para a foto da pessoa e imaginando a minha ali, fiquei preocupado, pois não vou querer ser velado e enterrado. Quero que façam uma grande festa para comemorar com os amigos, vivos é claro, pois acho por demais torturante todo esse nosso ritual de velar, enterrar e missa de sétimo dia!

Depois, minhas cinzas, tenho dúvidas de que serão as minhas de fato, pois não temos como saber, que saiam de motocicleta em direção a uma praia e joguem uma parte delas na estrada e a outra no mar.

- O senhor o conhecia? – pergunta-me uma senhorinha idosa, de cabelos alvos como algodão, magra e corcunda, frágil, falando com sua voz cansada e rouca, acordando-me do meu devaneio pós morte.

-Não, não o conhecia não? A senhora sim?

-Também não! Mas várias amigas já se foram e suas fotos foram colocadas no quadro. Eu estou firme!

Despedi-me da senhora, não querendo ver muito suas feições, pois quem sabe logo a verei ali, o que poderia ser um mau agouro.

Decidido, fui em direção à Secretaria do Clube, saber como se faz para não ter a sua foto divulgada, pois não quero ser mais um “In Memoriam” do clube.

A vida nos prega peças.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 06/05/2024
Reeditado em 06/05/2024
Código do texto: T8057585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.