A cadeira

Aah! Há quanto tempo preciso compras cadeiras.

Quebrou a da copa ,sem querer...Quebraram.mais duas ( era violência); outra está machucada encostada num.lugar. A da sala já foi colada três vezes , é de madeira de lei _ cerejeira e trançada _ é forte...

Também já não há mais a do escritório, tão boa e reclinável, sem forro coitada , só vestida de panos e mantas

A do escritório de estudos ,depois de forrada e arrumada , alguém má pediu ... E...lá foi ela tristonha servir de almofada

vulcanizada para outros bumbuns. Roubaram-me ...

Roubaram também outra cadeira ,uma cadeira - metafórica. Uma cadeira que foi ocupada ,como uma vaga precisa ser tomada para outros. A da. Regência de Classe . Mas a cadeira está lá, os livros estão lá, a pessoa ... não. .A cadeira de Língua Portuguesa foi tomada .Para eles tombada! Por Patrimônio Histórico (ai...aí...!). , porque caiu de quatro , ao ver perplexa , que retiraram- na da regência de classe !?

Estou 'a procura da minha cadeira . Qualquer uma... A de penteadeira....a. da sala...da copa...dos sonhos .... das vitórias...do choro... dos estádios.... do castigo...da sala de aula para ser aluna...da sala de aula para ser professora.

Ah ! Falta a cadeira de balanço do meu pai.Quanta saudade .

A dos papos domingueiros de festa. Está faltando uma junto a mesa .

E um dia quero uma cadeira de vovó, também quero uma de pai ,com estica perna ,chinelo e tudo.Quantas vezes tive de ser pai

Quero também a da sopinha ,aquela de bebês.

Quero dá-la de novo aos meus filhotes se sujarem todos de feijão com arroz e sopinha ....também quero uma para mim .

Quero a cadeira dos bancos da Pracinha Nossa Senhora da Paz, em Ipanema,perto da rua Maria Quitéria,para andar de balanço ( bem alto) e gangorra ( rec-rec , alto e baixo). A do velocípede ....

Quero uma cadeira de namorado , noivo e de esposo para casar de novo .

Quero o banco da MAFALDA.

Quero ter vez de falar , de gritar. ,de impor , de ser eu.

Não quero a cadeira de corrida de táxi , não! Nem.a de rodas da Unimed ,pronta para segurar quem desmaia e quem está enferma.

Quero uma cadeira cativa junto a Deus na eternidade, de preferência com outra para os anjos de guarda e para mãe

Quero trocar as cadeiras lá de casa !?...

Ao subir no banquinho da Mafalda estouregendo classe : hoje Linguística I , ligada 'a Informática,e Artes, ligada ' a Semântica Argumentativa .

Cadeiras produzem sentidos os sonhos ....não se assentam em cadeiras para esperar .Sonhos assentam- se no coração e na saudade

Fátima /2002

P.S. Este conto foi apresentado na minha monografia em Linguística .( UFES)

Fátima Regina V M
Enviado por Fátima Regina V M em 06/05/2024
Código do texto: T8057671
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.