Fanatismo e guerra

Um fanático acredita que ele é impotente.

Ele não confia em sua própria estrutura ou em sua capacidade de agir com eficácia. A ação conjunta parece ser o único caminho, mas uma ação conjunta em que cada indivíduo deve ser realmente forçado a agir, movido pelo frenesim, pelo medo ou pelo ódio, enfurecido e provocado, caso contrário o fanático teme que nenhuma ação seja tomada em direção ao “ideal”.

Através de tais métodos, e através de tal histeria de grupo, a responsabilidade por atos separados é divorciada do indivíduo, e cabe, em vez disso, ao grupo, onde se torna generalizada e dispersa. A causa, seja ela qual for, pode então abranger qualquer número de crimes, e nenhum indivíduo em particular precisa de arcar sozinho com a culpa. Fanáticos têm visão de túnel, de modo que quaisquer crenças que não se ajustem aos seus propósitos sejam ignoradas. Aqueles que desafiam os seus próprios propósitos, no entanto, tornam-se alvos imediatos de desprezo e ataque. De um modo geral, na vossa sociedade, o poder é considerado um atributo masculino. Os líderes de seitas são mais frequentemente homens do que mulheres, e as mulheres são mais frequentemente seguidoras, porque foram ensinadas que é errado para elas usarem o poder, e certo para elas seguirem os poderosos.

O cientista considera o foguete seu símbolo particular de poder sexual. Ele sente que tem a prerrogativa de usar o poder da maneira que quiser. Agora, muitos cientistas são “idealistas”. Eles acreditam que a sua busca por respostas, no entanto, justifica quase todos os meios, ou sacrifícios, não apenas da sua parte, mas também da parte dos outros. Eles se tornam fanáticos quando ignoram os direitos dos outros e quando contaminam a vida numa tentativa equivocada de compreendê-la.

As mulheres cometem um erro grave quando tentam provar a sua “igualdade” com os homens, mostrando que podem entrar nas forças armadas, ou ir para o combate tão bem como qualquer homem. A guerra sempre torna você menos espécie do que poderia ser. As mulheres demonstraram um bom senso incomum ao não irem à guerra, e um mau senso incomum ao enviarem seus filhos e amantes para a guerra. Novamente: matar em prol da paz apenas torna vocês melhores assassinos, e nada mudará isso. Em qualquer guerra, ambos os lados estão fanáticos na medida em que estão envolvidos. Estou bem ciente de que muitas vezes a guerra parece ser o seu único caminho prático, devido ao conjunto de crenças que são, relativamente falando, mundiais. Até mudarmos essas crenças, a guerra parecerá ter algum valor prático – um valor que é altamente enganador e bastante falso.

Fanáticos sempre use uma retórica e falam nos termos mais elevados da verdade, do bem e do mal, e particularmente da retribuição. Até certo ponto, a pena capital é o ato de uma sociedade fanática: Tirar a vida do assassino não traz de volta a vida da vítima e não impede que outros homens cometam tais crimes. Estou ciente de que a pena de morte muitas vezes parece ser uma solução prática – e, de fato, muitos assassinos querem morrer e são apanhados devido à necessidade de punição. Muitos, agora - e estou falando de modo geral - estão na posição em que estão porque acreditam tão profundamente naquilo que todos vocês acreditam em grande parte: que são criaturas imperfeitas, geradas por um universo sem sentido, ou criadas por um Deus vingativo e danificado pelo pecado original.

Fanáticos não suportam tolerância. Eles esperam obediência. Uma sociedade democrática oferece os maiores desafios e possibilidades de realização para o indivíduo e para a espécie, pois permite o livre intercâmbio de ideias. No entanto, exige muito mais do seu povo, pois, em grande medida, cada um deve escolher, entre uma variedade de estilos de vida e crenças, a sua própria plataforma para a vida e a ação quotidianas.

Há períodos que certamente parecem que todos os padrões desaparecem e, por isso, anseiam por antigas autoridades. -reis, imperadores, seja o que for. E sempre há fanáticos ali para defender a verdade última e para retirar do indivíduo o desafio e o “fardo” da realização e responsabilidade pessoal. Os indivíduos podem — podem!! — sobreviver sem organizações. As organizações não podem sobreviver sem indivíduos, e as organizações mais eficazes são assembleias de indivíduos que afirmam o seu próprio poder privado num grupo e não procuram esconder-se dentro dele .

Fanáticos existem por causa da grande lacuna entre um bem idealizado e uma versão exagerada do seu oposto. O bem idealizado é projetado no futuro, enquanto o seu oposto exagerado é visto como permeando o presente. O indivíduo é visto como impotente para trabalhar sozinho em direção a esse ideal com qualquer certeza de sucesso. Por causa de sua crença em sua impotência o fanático sente que qualquer meio para atingir um fim é justificado. Por trás de tudo isso está a crença de que espontaneamente o ideal nunca será alcançado e que, de fato, por si só o homem está piorando cada vez mais em todos os aspectos: como podem eus defeituosos esperar alcançar espontaneamente algum bem?