A gota potente

Duas horas da tarde. Chego em casa apressado.

-Tudo bem por aqui? Estou apertado- justificativa para a falta da costumeira saudação ao chegar.

Maleta no chão da entrada, me encaminho rápido para o lavabo, já soltando o cinto e abrindo o zíper. A bexiga cheia libera um primeiro jato, no vaso sanitário, relativamente forte, considerando que tenho pouco mais de três vezes os vinte anos e hiperplasia prostática reduzida por raspagem há alguns anos.

Repito aqui o que disse ao médico quando me perguntou como estava a potência da micção após a intervenção.

-Está forte, mas faria feio se voltasse às disputas de mijada mais longe da minha infância e início da puberdade.

Ele, rindo, falou:

-Isso nunca mais fará parte da sua vida.

Retruquei:

-Quem sabe uma competição dos acima de 60, raspados?

Cidade pequena, as disputas de mijada ocorriam à noite em rua de pouco movimento. Nós, os competidores, dez ou doze garotos, enfileirados e distantes um do outro em, pelo menos um metro, tomávamos alguns copos d’água, se bem me lembro, regulamentado em três a cinco. Cerca de quarenta minutos passados, algo assim, estávamos enfileirados. Por que quarenta minutos? Quando se tem dúvida sobre uma hora ou meia hora escolhe-se quarenta minutos. Por que não quarenta e cinco minutos? Quarenta dá mais sentido de ser escolha técnica, estudada. Um ou outro não aguentava os quarenta minutos e urinava antes. Era eliminado. Outro, não conseguia urinar depois dos quarenta minutos, mas participava, tentando fazer o melhor. O importante era competir, ensinava o professor de educação física. Espírito olímpico.

Envolvia competir com você mesmo e superar seus limites. Levava os meninos a tentar calibrar a quantidade de água a ingerir nas próximas vezes, obedecendo o regulamento.

Este martírio enfrento hoje em dia quando tenho que fazer o exame de urina um. Às vezes sai antes, às vezes não sai.

Colocávamos o pipi para fora e lá se iam os jatos. Os que perdiam ponderavam, ele ganhou porque é gordo ou porque é magro ou porque é alto ou porque é baixo, ele tomou chá de cabelo de milho o dia inteiro, tomou suco de limão com caroço de abacate moído (cada uma!). Nunca descobrimos se estas características influenciavam nos desempenhos.

Um dos meninos, o Kemal, sempre que participava vencia por larga margem. Enquanto os outros faziam força ele atuava longa e tranquilamente. Parecia que ele segurava o jato por alguns segundos, fazia alguns movimentos quase imperceptíveis com a região pélvica.

Perguntei como ele conseguia lançar tão longe. Disse-me, rindo, que praticava diariamente uns exercícios que o pai havia ensinado. Não acreditei. Para mim ele tomava bem mais água que os outros e tinha uma bexiga maior. Daí conseguia melhor desempenho.

E, devo dizer, os outros meninos não tinham disciplina na competição, brincavam uns com os outros, às vezes até miravam para o lado para atingir o companheiro. Neste caso, eram desclassificados. O Kemal não. Levava a sério, concentrado. Tinha como que um ritual e conseguia resultado bem superior aos outros.

Anos depois ouvi falar nos exercícios Kegel para reforçar o assoalho pélvico, que entre outras coisas melhoram o fluxo e a incontinência urinárias. Contração e relaxamento dos músculos pélvicos. Foram idealizados por Arnold Kegel, ginecologista americano, por volta de 1940. O pai do Kemal era médico.

Como todo vencedor, os exercícios que o Kemal fazia eram parte de procedimento que, ainda que intuitivo pela pouca idade, continha técnicas de treinamento, planejamento, quanto de água era o ideal para ele, segurar o fluxo por um tempo, crer na melhora pelos exercícios, praticar a concentração. O Kemal, ainda menino, e família mudaram para o Sul do país. Infelizmente, não soube mais nada sobre ele. Dia destes vou tentar encontrá-lo na mídia.

Voltemos ao primeiro jato no vaso sanitário naquela tarde, ao chegar apurado para urinar. Algo inusitado aconteceu. Ao bater na água, uma pequena gota subiu e bateu na ponta do meu nariz.

Nunca havia me acontecido isto. E acho uma loteria acontecer. A física explicaria? Haveria uma equação matemática para isto? Trata-se de um fenômeno com muitas variáveis indeterminadas, creio. O jato bateu na superfície da água e uma simples gota, esférica, solitária, potente, de água ou de mijo? subiu cerca de um metro e trinta centímetros, medi com a trena. Inacreditável. Quanto mais subiria se não encontrasse meu nariz?

Se fosse gravado em câmera lenta seria interessante. O jato batendo na água, uma pequena quantidade de líquido, começa a subir, disforme, rodopia, vibra, sobe, pouco a pouco vai assumindo a forma esférica, chega na ponta do nariz e explode.

Fiquei observando, atentamente, o restante da micção. Nenhuma gota subiu tanto, fiz força, mudei o ângulo de ataque do jato na água e nada.

Na hora me ocorreu se havia lançado uma litíase renal, nome científico do cálculo renal. Até hoje, felizmente, nunca tive pedra no rim. Naquela ocasião não escutei nada batendo no vaso. Olhei com atenção o líquido acumulado, mas o xixi estava muito amarelo e nada vi. Frustrado por não ter explicação, dei a descarga.

Arquimedes me fez falta.

Edson Gomiero
Enviado por Edson Gomiero em 29/04/2024
Código do texto: T8052718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.