TEMPO

O tempo

O ano se foi, e outro o substituiu, então, vamos pensar no assunto?

Não existe nada mais fatiado do que o tempo; qual presunto, ele é recortado em finas tiras. Vejamos: dentro das macro-medidas, éon é o tempo que ultrapassa às nossas classificações geológicas, que são: arqueozoica, proterozoica, paleozoica, mesozoica e cenozoica, que chega até a época em que vivemos.

Em medidas bem menores, mas mesmo assim, enormes, veem os milênios.

É quando se pergunta:

- Há quantos milênios viveu Buda? E Cristo? Você se lembra?

Depois, em ordem decrescente, aparecem os séculos:

- Dona Justina é uma mulher secular!

Em seguida, as décadas:

- Há uma década e meia trocamos de milênio...

- E também de século, não se esqueça!

As décadas são formadas de quê?

- De anos, naturalmente.

Vamos continuar fatiando o tempo, como se ele fosse um presunto?

- No primeiro semestre deste ano teremos o carnaval...

- Mas o carnaval não é no primeiro trimestre?

- E o primeiro trimestre não é parte do primeiro semestre?

- Pô, cara, não me confunda...

- Ora, os anos são compostos de meses, cada ano com doze meses: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, quando se acabam os trimestres, semestres e o próprio ano, e se inicia o outro, repetindo tudo, novamente.

- Isso faz parte do calendário gregoriano, mas existe um outro calendário, o judaico!

- Não! Vamos parar por aqui, esse Papa Gregório foi um cara muito inteligente em fatiar o tempo.

- Os meses? São formados por quinzenas, semanas e dias: em que mês cai o carnaval? Em qual semana?

Os dias são formados por horas minutos e segundos; os segundos, por décimos, centésimos e milésimos...

Antes de todo esse fatiamento do tempo, a própria natureza fez sua parte e criou o outono, inverno, primavera e verão - quando mulheres bonitas desfilam nas praias.

Até o poeta divide o tempo:

- Num átimo tudo aconteceu, eu a beijei e fiquei apaixonado!

Gente, qual é a medida do átimo? Quem souber me responda!