Entre Sem Bater - Mensagens Instantâneas

Pavel Durov disse:

"... simplificando, não importa quantos outros aplicativos de mensagens existam por aí, se todos eles forem ruins ..."(1)

Pavel Durov tem outros concorrentes ao reconhecimento de jovem de sucesso. Entretanto, o contexto em que ele fez sucesso (Rússia pós extinção da URSS) mostra que ele tem qualidades. É dele o Telegram, aplicativo de mensagens instantâneas que rivaliza com o maior do planeta(*).

MENSAGENS INSTANTÂNEAS

As ideias e pensamentos de Pavel, com toda a certeza, aplicam-se à sua plataforma, como a todas as outras. As mais famosas plataformas de mensagens instantâneas são todas iguais. Whatsapp, Telegram, Threads, Koo e muitas outras provocam os mesmos efeitos hipnotizantes nos usuários. E, se considerarmos aqueles que passam mensagens como imagens, sons e afins, sem dúvida, fica tudo igual.

Com efeito, se avaliarmos como aplicativos de mensagens instantâneas com as mesmas funcionalidades, são todos ruins. Desse modo, Pavel apresentou uma pista do que ele acha da própria plataforma. Embora esta crítica seja válida, em linhas gerais, sou mais fã do Telegram do que das outras plataformas.

PROGRESSO OU RETROCESSO?

Nos últimos anos, testemunhamos uma explosão no uso de aplicativos de mensagens instantâneas. De WhatsApp a Telegram, passando por Signal e Discord, temos o resultado da crescente demanda por comunicação rápida e conveniente. Como se não bastasse, surgem outras plataformas que agregam esta ou aquela funcionalidade, geralmente inútil. Desse modo, aplicativos de mensagens instantâneas surgem do nada, como o Koo e o Threads, a partir de uma plataforma famosa.

No entanto, por trás dessa ampla oferta de conectividade, emerge a sombra dos ruídos nas comunicações e da desinformação. A frase de Pavel Durov é, de fato, uma realidade... "Não importa quantos existam, se todos forem ruins, não trarão benefícios."

Será que o progresso(2) foi além do que era necessário e estamos na fase de abusar e lambuzar?

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Os aplicativos de mensagens instantâneas oferecem uma gama impressionante de recursos. Assim como outros aplicativos, além de mensagens de texto, existem chamadas de voz e vídeo e muito mais. Essas funcionalidades têm o potencial de facilitar a comunicação global e a conexão entre pessoas de diferentes culturas e contextos. Contudo, essa promessa de interconexão perde-se no dilúvio de informações irrelevantes, desinformação e ruído.

Por outro lado, provoca um efeito devastador na mente das pessoas que ficam dependentes desta comunicação instantânea. Em outras palavras, as pessoas não entenderam que o envio das mensagens instantâneas é imediato, e só. Os destinatários, sejam eles individuais ou de grupos, podem ou não receber rapidamente. Como se não bastasse, existem regras e opções que fazem elevar a ansiedade das pessoas que vivem em função desta comunicação.

A crueldade é mais significativa quando indivíduos utilizam mensagens instantâneas ao seu modo ou ignorando outras pessoas.

MALEFÍCIOS EM ALTA

Com toda a certeza, a maioria dos usuários vê mais benefícios do que malefícios. É provável que a ânsia pela sensação de pertencimento de grupos e bolhas obnubila a crítica ou isenção.

Desta forma, um dos principais desafios destes aplicativos de mensagens instantâneas é a disseminação sem controle  de desinformação(3). A facilidade de encaminhar mensagens em massa, as informações falsas se espalhar como um rastilho de pólvora. Atingem milhões em questão de minutos e quando entram em ação através de fazendas de celulares, vira um pandemônio.

Enfim, teorias da conspiração, boatos sem fundamento e notícias falsas são um malefício para a sociedade, sob todos os aspectos. Neste terreno fértil dessas plataformas, reverter uma notícia falsa é impossível. A utilização de fact check de mensagens instantâneas, a posteriori, é inútil.

Em suma, o ceticismo e a redução da confiança na veracidade das informações, em todas as formas de comunicação, é crescente.

DESAFIOS DA IMPULSIVIDADE

Além disso, a natureza instantânea desses aplicativos muitas vezes encoraja respostas impulsivas e com nenhuma reflexão. Certamente, a redução das interações a breves trocas de mensagens de texto deterioram a comunicação. Desse modo, algumas codificações, nuances e o contexto perdem-se em mensagens instantâneas inúteis. Isso leva, sem dúvida, a mal-entendidos, conflitos e até mesmo danos às relações pessoais e profissionais.

A dependência excessiva de mensagens instantâneas provoca graves efeitos nocivos na saúde mental. O constante bombardeio de notificações provoca ansiedade e distração, prejudicando a capacidade de concentração e foco. Além disso, a comparação com as narrativas alheias pode afetar a autoestima e o bem-estar emocional.

Diante desses desafios, é preciso uma abordagem crítica e um freio no uso de aplicativos de mensagens instantâneas. Não se trata apenas de quantos aplicativos existem e de trocar de mensageiro, mas sim da qualidade do uso. Adicionalmente, a avaliação do impacto dessas plataformas em nossas vidas, torna-se relevante.

Pavel Durov acertadamente destaca, em outro pensamento, a importância de avaliar a utilidade e os efeitos dessas tecnologias. Surpreendentemente, nos transformamos numa sociedade que simplesmente segue tendências ou ondas.

ALFBETIZAÇÂO E EDUCAÇÃO

Os processos educacionais, que alguns denominaram letramento digital, apresentaram-se de maneiras diferentes para cada pessoa. Os conflitos geracionais impuseram necessidades que desalinharam qualquer perspectiva de educação digital racional.

Portanto, para mitigar os efeitos perniciosos da comunicação por mensagens instantâneas, uma revisão é necessária. É provável que nem uma alfabetização digital e educação midiática, no Brasil, resolva as falhas. Decerto, todos os usuários deveriam receber uma capacitação para discernir entre coisas confiáveis ou enganosas. Entretanto, neste estágio, desenvolver habilidades críticas de análise e verificação de fontes parece utopia.

Por isso, seria crucial cultivar uma cultura de comunicação responsável e respeitosa. Deveríamos valorizar os debates e diálogos, acima do sensacionalismo e da polarização que presenciamos.

As próprias empresas por trás desses aplicativos deveriam desempenhar as práticas saudáveis de comunicação. Contudo, não fazem assim e podemos citar a plataforma de trabalho e emprego de nome LinkedIn. Desde que permitiu a postagem de temas políticos e a polarização que não se relaciona com o tema principal, ficou insuportável. Desse modo, os poucos "top voices" da plataforma passam a abordar temas que interessam a poucos. Com este tipo de estratégia, nenhuma plataforma é boa, e prevalece a ideia de Pavel.

PERSPECTIVAS SOMBRIAS

Com a introdução massiva de chatbots, inteligência artificial, programação de publicações, o controle perdeu-se completamente. As mensagens instantâneas que estão em preparação para as eleições no Brasil e EUA não terão limites. O vale tudo estará provocando qualquer tipo de controle racional que as autoridades imaginam. E, como se não bastasse, as plataformas de mensagens instantâneas e outras se preocupam somente com a monetização.

Por outro lado, a implementação de recursos de verificação de fatos e a moderação eficaz de conteúdo estão perdendo a corrida. Mesmo que se aumente a transparência em relação aos algoritmos de análise de conteúdo, será insuficiente. Ao priorizar a integridade da informação e o bem-estar dos usuários sobre o engajamento superficial estaremos em minoria.

Apesar de reconhecer que a comunicação por mensagens instantâneas não substitui o contato humano, devemos evoluir. Embora essas plataformas facilitem a conexão à distância, elas ainda não replicam a riqueza da interação cara a cara. Portanto, é fundamental equilibrar o uso de tecnologia com os contatos pessoais e a comunicação off-line.

Em suma, o quadro atual dos aplicativos de mensagens instantâneas é complexo e sombrio. As pessoas que abandonam estas plataformas não fazem um bem a si mesmas e cedem aos aproveitadores e abusadores. Além disso, os desafios do combate à desinformação e aos ruídos fazem sentido para a melhoria da saúde mental de todos.

Para colher os benefícios da comunicação digital sem sucumbir aos seus efeitos malignos, precisamos perseverar.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) É provável que o Whatsapp seja a mais famosa, mas as plataformas chinesas podem ser maiores. Certamente a briga é entre Titãs.

(1) "Entre Sem Bater - Pavel Durov - Mensagens Instantâneas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/29/entre-sem-bater-pavel-durov-mensagens-instantaneas/

(2) "Entre Sem Bater - Ogden Nash - O Progresso" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/28/entre-sem-bater-ogden-nash-o-progresso/

(3) "Entre Sem Bater - J. K. Rowling - A Desinformação" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/15/entre-sem-bater-j-k-rowling-a-desinformacao/