AS VÁRIAS REALIDADES DE NOSSO PEQUENO MUNDO

Já parou para pensar em que mundo você realmente vive? Vivemos no planeta Terra... é isso que aprendemos em nossa primeira infância. Mas... será que todos vivemos no mesmo plano? Será que estamos na mesma sintonia? Ou este é um mundo onde realidades diversas coexistem, onde cada indivíduo está em um Universo diferente, embora consiga se relacionar com os que estão em outra realidade? Fantasia em excesso? Talvez...

Cada grupo social tem suas próprias regras, seus sonhos, seus objetivos. E, ainda assim, não são uniformes na realidade que vivem. Cada elemento do grupo tem uma visão particular do que ocorre ao seu redor. E seu entendimento nem sempre é o mesmo dos outros membros de sua comunidade. Todos aceitam uma diretriz que serve de marco para o que pode ou não ser considerado correto... mas mesmo quando ele aceita essas imposições, o faz com reservas, se questionando se as coisas não poderiam ser de outra maneira...

A pessoa que vive uma realidade tende a considerar que aquela é a medida para avaliar a vida fora de seu espectro. E, quando é apresentada a outras realidades, toma um choque. Porque não estava preparada para isso. Se a visão em questão for de uma escala social superior, tudo bem... será despertado o desejo de progredir até conseguir ascender à nova posição. Se, ao contrário, ela tiver um vislumbre de uma categoria mais baixa que a sua, a primeira reação será de incredulidade. Afinal, como alguém pode viver em situação tão precária quanto a que a pessoa acaba de descobrir?

Vivemos em um mundo onde realidades diversas coexistem lado a lado. E não é fácil para alguém de um grupo entender o que se passa no outro. Exemplos? Uma pessoa abastada, que tem sua mesa farta em todas as refeições do dia, que não se importa de gastar uma pequena fortuna em uma noite de balada, não consegue imaginar como alguém que ganha, depois de um mês intenso de trabalho, um valor irrisório que não consegue comprar nem mesmo uma cesta básica decente, vive com o pagamento de seu trabalho. Aliás, essa pessoa que não se importa em gastar o equivalente a um ano de salário do trabalhador em uma simples garrafa de uma bebida que será consumida em poucos minutos, nem perde seu tempo pensando no outro... não sabe como é nem se interessa em saber como se sobrevive na outra ponta da realidade...

Esse é o nosso mundo... cheio de discrepâncias onde ninguém entende muito bem o que acontece... simplesmente vai vivendo um dia após o outro, sem pensar muito nas várias esferas coexistentes nesse nosso mundo tão estranho... onde a palavra "empatia" é apenas uma palavra, mesmo para aquelas que dizem professá-la...

Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 27/04/2024
Código do texto: T8050788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.