Grilo Impedidor

Bem provável que, ao se titular a crônica, se comete pleonasmo pois, no universo da psicologia popular, grilo é alguma desarmonia da psique, que traz prejuízos ao viver dum indivíduo e daqueles com quem convive.

Acredita-se que o termo grilo foi, como sempre, sabiamente registrado no falar popular, pelo fato de as “interpretações vocais” do grilo impedirem o sono.

Considerado um jovem promissor que, até o momento, ficara somente na promessa. Não conseguia realizar, absolutamente, coisa alguma...

Algum “grilo” o impedia. Até que um dia, não se sabe se com a ajuda de algum analista, ou se por meio de um “estalo criativo” de autoconhecimento, entendeu que era a não percepção de seu perfeccionismo e a forma de transformar esse “grilo” impedidor, as causas da não realização de seus projetos.

A partir daquele momento de conscientização, entendeu que sua mania de grandeza de somente se permitir realizar o perfeito e que “o ótimo foi, é e será o maior inimigo do bom”, justificavam sua “vida inerte”.

Mais do que isso, entendeu que o perfeccionismo pode ser aliado à qualidade dos projetos bem como realizações, e não um impedimento para os mesmos.

E, assim, a promessa se tronou realidade. Provavelmente, não àquela perfeição imaginada pela fértil e amorosa imaginação daqueles a ela, assim, ligados, mas uma boa e construtiva versão humana.

E assim, um perfeccionista inerte, pelo autoconhecimento, transformou-se num ser humano capaz de expor suas imperfeições e, assim, de realizar.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 28/04/2024
Código do texto: T8051637
Classificação de conteúdo: seguro