" AINDA SE VENDE ESTA PORCARIA ?"

Em calma e cálida tarde de maio, quando o astro-rei acendia o céu, de nuvens de fogo, mosqueando, de cintilantes estrelinhas, as águas azuis do Douro, estava com meu pai – insaciável homem de Letras, que vivia entre velhos cartapácios, - na Feira do Livro, no Porto.

Nessa recuada época, a "Feira" implantava-se na Praça do Município, num aconchegante labirinto, aos pés de "Garrett"

Caminhávamos embebidos nos escaparates – abrindo e reabrindo tomos, junto a livraria católica, de súbito, surgiu três guapos rapazinhos, ainda imberbes, chalrando em alta voz.

Miram de esguelha o stand. Entre livrinhos devotos e inocentes romances, gritavam três vistosas Bíblias, de folhas doiradas, encadernadas a percalina preta.

Apontando ostensivamente o magro indicador, o mais esgrouviado e bem-trajado, de barba e cabelo à Che Guevara, disparou, com risinho arteiro, bailando nos lábios:

-" Ainda se vende essa porcaria!..."

O empregado, possivelmente frade ou antigo seminarista, de imediato retorquiu:

- "É por causa dessa " porcaria", que o senhor doutor é médico!..."

O diálogo espicaçou a curiosidade de meu pai; e quando os mocinhos rindo, se afastaram, apressou-se a interrogá-lo:

-" Conhece-o?"

- " Conheci-o. Andava no seminário. Estudava por favor. Não tinha vocação. Os senhores padres ainda o encaminharam para a Universidade..."

Como meu pai mostrasse interesse, prosseguiu:

- " Agora é quase médico. Sempre que passa por aqui, larga uma chalaça. Coitado!.... Se não fosse a Igreja... andava com a charrua...

Este episodio, ocorrido nos anos sessenta, gravou-se-me na memória; e ilustra, perfeitamente, o que é a ingratidão e o descaramento.

Como ele, muitos são os que singraram às cavalitas da Igreja ou à sombra protetora de senhoras caridosas, que lhes proporcionaram meios para altos voos; infelizmente, raros são os que se lembram de agradecer, a quem lhes deu a mão. É a ingratidão humana!...

Humberto Pinho da Silva
Enviado por Humberto Pinho da Silva em 28/04/2024
Código do texto: T8051664
Classificação de conteúdo: seguro