Como identificar fanatismo ou ilusão religiosa:

Quando sonhas com um Mundo perfeito.....

Com base em interpretações fantasiosas e oportunistas em "bolhas pessoais"...

Com tantas diferenças de gostos,momentos,e setores....

Quando isolas por total a "gritante",e,mais que comprovada,possibilidade,de nada haver,além do ser,nascer,viver,envelhecer,e,consequentemenre morrer....!

Ou seja,uma pessoa fanática,e iludida,descarta totalmente essa realidade óbvia,e passa a crer,sem pestanejar,em um Dogma,que explicaria tudo sobre a Vida,e se nega a crer na possibilidade desse Dogma,estar equivocado.

Ao passo que,o religioso moderado,ou estudioso no assunto equilibrado,nunca descarta ver por ambos os lados...

O lado cru e óbvio,

E a suposta,alegada,possibilidade explicativa espiritual do assunto.

Um fanático religioso,ou iludido,possue conversações,"fora da casinha",constantes entre os seus,membros de alguma seita ou religião,fora do raciocínio lógico,a pessoa já adentrou,uma espécie de "lavagem cerebral",pra tudo ela teria as famosas "explicações mirabolantes" e "mágicas"!

Não raro,reagindo violentamente,seja em palavras,ou ações,se contrariada nessas teses.

E costumeiramente,se isolam tais fanáticos,da vivência verdadeira,do cotidiano real.