Consumo consciente

Portando algumas sacolas de compras, a mulher entra na recém-inaugurada loja de roupas e objetos étnicos.

Apreciava consumir tais produtos, ainda mais aqueles considerados ecologicamente corretos desde que isso tinha virado moda.

Pergunta então ao vendedor se eles tinham casacos do Cazaquistão para vender.

Não, não tinham.

Ah, que ótimo!, ela diz, com um amplo sorriso.

Mas por que a cliente estava feliz se não tinham o produto? O vendedor não entendeu e quis saber o motivo.

Ela explica: estavam dando desconto de 30% sobre qualquer compra, conforme o anúncio na vitrine, não é?

Justamente, respondeu ele.

Pois então, ela desejava aproveitar a oferta, mas não queria gastar dinheiro com coisas inúteis como um casaco do Cazaquistão. Afinal de contas, ela era uma consumidora bem-informada e sobretudo consciente. Era por isso.

Ah... suspirou o vendedor. E como ganhava comissão sobre as vendas, ele arriscou: Pois saiba, senhora, que a loja está dando desconto de 50% numa caixa de botões de ossos do Butão. Não estaria interessada? Veja esta que está aberta, como esses botões são lindos.

E ela: Botões do Butão, com 50% de desconto? De fato, são muito bonitos. Quantas caixas você tem em estoque?

Apenas dez.

Com esse super desconto, acho que vou levar umas cinco. Depois vejo o que fazer com eles.

Certamente, madame.