OLÍVIA

NUMA CIDADEZINHA DO INTERIOR DAS MINAS GERAIS VIVIA UMA BELA E MEIGA MENINA CHAMADA OLÍVIA. DE PELE NEGRA, LUSTROSA COMO A PELAGEM RELUZENTE DE UM BELO E MAJESTOSO GATINHO NEGRO, DE CABELOS PRETOS ENCARACOLADOS, SEDOSO E BRILHANTES, DE OLHOS ENCANTADORES E FAISCANTE COMO DUAS JABUTICABAS, DE SORRISO LARGO E FASCINANTE, SUPER FACEIRA, BONDOSA E CARINHOSA COM OS SEUS PAIS E AMIGOS.

( 3,4)

NUMA MANHÃ DE PRIMAVERA, OLÍVIA ACORDOU RADIANTE COMO DE COSTUME, TOMOU O SEU CAFÉ MATINAL E RESOLVEU PASSEAR NUM JARDIM QUE FICAVA PRÓXIMO A SUA CASA. ENQUANTO CAMINHADA CANTAROLANDO ALEGREMENTE E APRECIAVA A BELEZA DAS FLORES, ALGO BATEU SUAVEMENTE EM SEU ROSTO.

(5,6)

ERA UMA FOLHINHA DE PAPEL COLORIDA QUE CAIU A SUA FRENTE. OLÍVIA PEGOU-A PERCEBENDO O SEU SEMBLANTE TRISTONHO, PERGUNTOU:

__FOLHINHA PORQUE ESTÁ TÃO TRISTE?

__ORA MENINA! NÃO GOSTO DE SER FOLHA.

__POR QUÊ? NÃO TENHO UM LUGAR PARA MORAR E NEM AMIGUINHOS.

__MAS, VOCÊ PODE VOAR E FLUTUAR PELOS ARES CONHECENDO BELOS E DIFERENTES LUGARES.

__AH! NÃO. É BEM ASSIM, SEMPRE ACABO AMASSADA E PARANDO EM UM LIXO QUALQUER.

__POR FAVOR, ME AJUDE MENINA!

__COMO POSSO TE AJUDAR?

__EU QUERO SER UMA GATINHA FOFINHA, TER UMA DONA E UM LAR PARA MORAR.

__ESTÁ BEM FOLHINHA, VOU VER O QUE POSSO FAZER.

OLÍVIA PEGOU-A DELICADAMENTE E A TRANSFORMOU EM UMA CABANA.

(7,8)

__QUE TAL SER UMA CABANA FOLHINHA? VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO INTEIRO E MUITAS PESSOAS AVENTUREIRAS E COMPANHEIRAS.

__NÃO MENINA! NÃO QUERO SER UMA CABANA.

__TUDO BEM, ESPERE UM POUCO! ACHO QUE VAI GOSTAR E SE ENCANTAR.

SEGUROU NOVAMENTE A FOLHINHA CUIDADOSAMENTE, DOBROU –A ALGUMAS VEZES E A TRANSFORMOU EM UMA ESCOLA.

__QUE TAL SER UMA ESCOLA FOLHINHA?

VOCÊ PODE CONHECER DIVERSAS CRIANÇAS DE CORES: AMARELA, PARDA, BRANCA E NEGRA, LINDAS, ENCANTADORAS E DIVERTIDAS, CADA UMA COM SEU JEITO DIFERENTE E SINGULAR DE SER. CRIADAS COM MUITO AMOR POR DEUS PAI CRIADOR.

(9,10)

__OH MENINA! ACHO A ESCOLA UM LUGAR IMPORTANTÍSSIMO PORQUE É O BERÇO DO CONHECIMENTO DO APRENDIZADO E DO SABER. MAS, QUERO SER UMA GATINHA.

A MENINA PENSOU, PENSOU.

__JÁ SEI, PARA VOCÊ SER UMA GATINHA VOU TRANSFORMÁ-LA EM DOIS QUADRADOS.

__OBA! FINALMENTE VOU SER UMA GATINHA. MAS O QUE É QUADRADO?

__É UMA FORMA GEOMÉTRICA QUE TEM OS QUATRO LADOS IGUAIS.

__COMO ASSIM?

__VAMOS ATÉ MINHA CASA QUE EU VOU LHE MOSTRAR.

AO CHEGAREM, OLÍVIA LEVO-A ATÉ O SEU QUARTO E MOSTROU ALGUNS BRINQUEDOS EM FORMA DE QUADRADO.

__VEJA FOLHINHA! O QUADRADO MÁGICO, O DADO E O PISO DO CHÃO DO MEU QUARTO TEM AS FORMAS QUADRADAS.

__ ACHO QUE ENTENDI, ELES TÊM OS QUATROS LADOS E QUATROS LINHAS RETAS DO MESMO TAMANHO?

__ISSO MESMO, VOCÊ É MUITO ESPERTA.

__VAMOS DEIXAR DE PROSA.

__QUANTO VAI ME TRANSFORMAR EM UMA GATINHA?

__CALMA, JÁ VOU TRANSFORMÁ-LA.

__UFÁ! NÃO VEJO A HORA.

(11,12)

OLÍVIA PEGOU A FOLHINHA DOBROU AO MEIO RECORTOU AS BORDAS E FEZ DOIS QUADRADOS.

__UI! UI!

__AGUENTA FIRME AÍ, FALTA POUCO.

__TUDO BEM, JÁ PASSEI POR MUITOS APUROS NESSA VIDA.

COM UM DOS QUADRADOS ELA DOBROU AO MEIO E FEZ UM TRIÂNGULO, VIROU AS DUAS PONTINHAS LATERAIS PARA CIMA FAZENDO AS ORELHINHAS, A PONTA DEBAIXO PARA DENTRO FAZENDO A BOQUINHA, DESENHOU COM CANETINHA OS OLHINHOS, A BOQUINHA E OS BIGODINHOS.

__HEI! SÓ FALTA O CORPINHO.

__ESTOU BEM PODE CONTINUAR.

COM O OUTRO QUADRADO A MENINA DOBROU NOVAMENTE AO MEIO E UMA DAS LATERAIS PARA CIMA FORMANDO O CORPINHO E RABINHO, DESENHOU AS PATINHAS, PEGOU A COLA E COLOU NA CABECINHA.

__OLHA! VOCÊ É UMA BELA GATINHA.

(13,14)

__QUE FELICIDADE! OBRIGADA MENINA. VOCÊ NÃO ME FALOU O SEU NOME AINDA?

__ME CHAMO OLÍVIA, VOCÊ QUER TER UM NOME?

__CLARO!

__ TE BATIZO COM NOME DE MIMOSA, FOFINHA E CHEIROSA, PARECE O PERFUME DA MAIS LINDA ROSA.

__OLÍVIA, ADOREI. AGORA SEREMOS ETERNAS AMIGAS, TENHO UM LAR E VOCÊ PARA ME ALEGRAR.

OLÍVIA E MIMOSA SE TORNARAM INSEPARÁVEIS E REALIZARAM MUITAS BRINCADEIRAS E AVENTURAS JUNTAS, INCLUSIVE NAQUELE BELO JARDIM CHEIO DE IPÊS COM LINDAS FLORES AMARELAS E INÚMERAS OUTRAS ESPÉCIES DE FLORES QUE EMBELEZAM E ENCANTAM A VIDA NOS JARDINS PRIMAVERIS.

Ana Maria Santana
Enviado por Ana Maria Santana em 25/03/2024
Código do texto: T8027774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.