O poder das palavras

30/08/2018

Eu, como uma boa apreciadora do estudo de vocabulário, aprendi cedo o sentido das palavras e o poder das mesmas, compreendi também, que elas, as palavras, não funcionam só como uma ferramenta de comunicação, mas também têm o poder de criar e destruir. Minha mãe costumava dizer: Helen , A lingua é o chicote do Rabo; eu ria, e faz tanto sentido agora, que eu me arrependo de não ter prestado mais atenção a esse ditado e percebido que o sentido poderia ser mais completo do que só acreditar que se eu julgasse fulano, a vida me traria o mesmo castigo, eu teria evitado muitas decepções, alias , é disso que quero falar aqui, não das decepções, mas do sentido e do cuidado com o que se fala, e não só dos outros ou para o outro, mas principalmente consigo mesmo. As vezes nos pegamos respondendo quando perguntam sobre nosso dia : “ é, tá como Deus quer ( Deus não te quer mal, da onde tirou isso?) , tá indo ( um tom deprimido de dar dó) , a vontade de rir é grande, mas a de chorar é maior ( eu mandava esse meme toda hora) , e o queridinho, “ senta aqui, deixa eu te contar ( e lá se vão horas de tortura para você e para quem ouve, obvio). Primeira coisa que talvez você ainda não saiba, mas vou te contar, o “ oi, tudo bem?” é uma cordialidade, e não necessariamente haja uma preocupação de quem pergunta e absolutamente você não é obrigado a responder ao pé da letra que seu cachorro morreu, seu periquito fugiu, e seu papagaio não fala, então... economize saliva, seje menas, porque certeza que você vai ganhar mais. Mas se por um acaso, realmente precise desabafar, tem livre acesso, mas cuidado com a palavras; eu vou pedir que visualize mentalmente imagens para cada palavra que vou escrever agora, e vamos lá... “ SOFRIMENTO, FOME, DOR, SOLIDÃO, MORTE, TRISTEZA, ABANDONO, RAIVA” eu posso apostar que foram imagens não tão boas assim, e que sinceramente você não deu um sorrisinho ao imaginar, a não ser que você seja um psicopata, e se você tem um pingo de humanidade, tenho certeza que talvez a palavra fome, caso o tenha remetido a crianças, moradores de rua, com certeza deu um apertinho no coração, e mudou um pouquinho seu estado de espírito, o que acontece é que mesmo que não perceba, enquanto está lá tagarelando , esse mesmo processo ocorre, são criadas imagens na sua mente o tempo todo dando significado e poder aquilo que se disse, e quanto mais se repete, mas poder você vai dando a essa imagem, que vai se solidificando até se tornar real, porque somos condicionados, e se você repete 20 mil vezes ao dia que é uma pessoa triste, certeza que mesmo que não seja verdade nesse momento, repita mais 20 mil ou apenas 5 , todo dia durante um ano, e eu tenho certeza que ou você precisara de terapia ou se jogara de um predio. Você não tem noção do quanto a nossa mente é poderosa, para o bem ou para o mal, ela é, e é o que comanda todo nosso corpo, o computador central, e se ele não funciona bem ou na média, teu corpo enfraquece, tua autoestima é afetada, você adoece, e logo, você não vai engolir a vida da mesma forma, eu pensei esses dias em algo, que soou mais ou menos assim “ eu tenho cuidado tanto do meu coração (emocionalmente falando), que até esqueci do meu cerebro” a verdade, é que nem do coração eu estava , eu tinha criado uma bolha de autodefesa, e a verdade é que eu pegava tudo de ruim que o “coração” ( já afetado pelas abobrinhas que falei ao meu cerebro) e mandava todas aquelas palavras pra minha mente de novo, como um bombeador, um dia após o outro, 24 horas, me enchia de afirmações crueis, de dialogos repletos de magoas e até odio, eu me sabatova, e dava poder aquelas palavras todos os dias, até o dia que falei, chega, agora voce vai ouvir umas coisas aqui, e essas coisas vão ser palavras fortalecedoras, até você aprender a ser forte também, os dias podiam não ser um passeio na disney, estavam longe disso, mas eu respondia, “ oiee, tudo beleza, o estômago não tá doendo hoje ; e ai brother, tudo fluindo, comi um pedaço de pão; boa tarde, vim sentada no onibus hoje. E acho que aqui cê agarrou a pegada das coisas? Eu não tô falando para mentir , eu tô falando para buscar coisas e palavras boas dentro de si, e usar, até que um dia, eu te prometo, e posso garantir, sua vida vai melhorar, senão 100% ( aliás tudo é um processo) , uns 30% para inicio de conversa, e tudo bem se precisar usar umas palavras mentirosas as vezes na frente do espelho, “ tô indo trabalhar felizão plena segunda feira as 5 da manhã” , como eu falei, é condicionamento, todo dia você repete a mesma afirmação ao contrario mesmo, que mal tem reverter, faz em voz de ironia, e cara, é libertador, sem perceber você vai estar rindo de você mesmo no ônibus, e isso tornara a segunda-feira menos desastrosa. E é assim que o milagre do poder dessas palavras vão tomando forma, Quando você muda seu vocabulário, você muda seu estado de espírito, e quando você muda seu estado de espírito, você muda tudo ao seu redor.

Helen da Silva
Enviado por Helen da Silva em 01/09/2018
Código do texto: T6436037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.