ORAÇÃO para 6a FEIRA SANTA

ORAÇÃO DE ENTRADA:

"Querido Deus, Pai amoroso e misericordioso, reunimo-nos diante de Ti neste culto em ação de graças para honrar e celebrar o sacrifício redentor de Jesus Cristo na cruz. Neste dia sagrado, lembramo-nos da paixão e morte de Jesus, e encontramos motivo para agradecer e louvar pelo Seu amor insondável por nós.

À medida que nos reunimos em adoração, abrimos os nossos corações diante de Ti, reconhecendo a importância deste dia para a nossa fé. Agradecemos por enviar Jesus ao mundo para nos salvar, por nos oferecer perdão e reconciliação através do Seu sacrifício.

Que este culto seja um momento de profunda reflexão, gratidão e adoração. Que possamos expressar nossa gratidão sincera por tudo o que fizeste por nós através de Jesus. Que as nossas vozes se unam em louvor e adoração a Ti, ó Deus, enquanto celebramos a vitória final de Cristo sobre o pecado e a morte.

Que este culto seja marcado pela presença do Teu Espírito Santo, que nos guia à verdade e nos enche de gratidão pelo Teu amor redentor. Que cada palavra falada e cada nota musical ressoem com o espírito da Sexta-Feira Santa, lembrando-nos do sacrifício supremo de Jesus.

Que as nossas vidas sejam transformadas pela verdade do evangelho e que possamos sair deste culto renovados em fé, esperança e amor. Em nome de Jesus Cristo oramos esta oração de entrada, amém."

ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS:

"Querido Deus, neste dia sagrado da Sexta-Feira Santa, nos reunimos em adoração e reflexão diante da tua presença. Pedimos que tu nos concedas corações abertos e mentes atentas para receber a mensagem desta data tão significativa.

Que possamos contemplar a profundidade do teu amor revelado na cruz, e encontrar consolo na certeza da redenção que nos é oferecida por meio do sacrifício de Jesus. Que este culto seja um momento de profunda conexão contigo, onde possamos sentir tua graça e misericórdia de forma tangível.

À medida que meditamos sobre a paixão e morte de Cristo, pedimos que tu nos concedas compreensão espiritual e renovada gratidão pelo sacrifício que Ele fez por nós. Que cada palavra proferida e cada cântico entoado glorifiquem o teu nome e fortaleçam a nossa fé.

Que este culto seja um marco em nossas vidas, levando-nos a uma entrega mais profunda e a um compromisso renovado com o teu propósito para nós. Que saiamos deste lugar revigorados e transformados pela tua presença.

Derrama o teu Espírito Santo sobre nós, conduzindo-nos em adoração sincera e levando-nos a uma compreensão mais profunda do significado da Sexta-Feira Santa. Em nome de Jesus oramos, amém."

ORAÇÃO DE ADORAÇÃO:

"Amado Jesus, neste dia tão especial em que lembramos da tua paixão e morte na cruz, nos prostramos diante de ti em adoração. Reconhecemos a imensidão do teu amor, expresso de forma suprema no sacrifício que fizeste por nós.

Hoje, mais do que nunca, queremos exaltar o teu nome e honrar a tua obra redentora. Tu, que suportaste todo o sofrimento e agonia por amor a nós, és digno de toda adoração e louvor. Que nossas vozes se unam em cânticos de gratidão e reverência a ti, ó Salvador.

Diante da cruz, contemplamos o preço pago por nossa redenção, e nos rendemos à tua majestade e soberania. Que cada pensamento, palavra e ação neste momento de adoração seja consagrado a ti, em reconhecimento da tua grandeza e misericórdia.

Que o brilho da tua glória encha este lugar e toque profundamente os nossos corações. Que a nossa adoração seja um aroma suave diante de ti, trazendo consolo ao teu coração e renovando em nós um espírito contrito e humilde.

Que a tua presença se faça real em nosso meio, conduzindo-nos a uma experiência transformadora de comunhão contigo. Que saiamos deste lugar revigorados pela tua graça e fortalecidos pelo poder da tua ressurreição.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, oramos. Amém."

ORACAO DE GLORIFICAÇÃO:

"Amado Jesus, nesta Sexta-Feira Santa, elevamos a ti nossos corações em glorificação e exaltação. Reconhecemos que a tua morte na cruz é o ápice da tua manifestação de amor e redenção para a humanidade. Diante da cruz, somos tomados pela magnitude do teu sacrifício e pela grandiosidade do teu plano de salvação.

Glorificamos o teu nome, ó Cristo, por tua submissão à vontade do Pai e por tua entrega incondicional em favor dos pecadores. Tu, que suportaste o peso dos nossos pecados e pagaste o preço da nossa redenção, és digno de toda honra e louvor.

Em meio à escuridão da Sexta-Feira Santa, reconhecemos a luz da tua glória brilhando intensamente. Através da tua morte, foste exaltado acima de todo nome, e em ti encontramos esperança, perdão e vida eterna. Que toda língua confesse e todo joelho se dobre diante de ti, Senhor Jesus.

Que a nossa adoração seja uma resposta sincera à tua manifestação de amor inigualável. Que cada ato de louvor e gratidão seja um testemunho vivo da tua grandeza e fidelidade. Que saibamos proclamar ao mundo a vitória que conquistaste na cruz e a esperança que ofereces a todos os que creem em ti.

Que esta Sexta-Feira Santa seja um momento de glorificação da tua obra redentora em nossas vidas, renovando em nós um espírito de adoração verdadeira e compromisso inabalável contigo.

Em nome de Jesus oramos, amém."

ORAÇÃO DE SANTIFICAÇÃO:

"Senhor Jesus, nesta Sexta-Feira Santa, nos reunimos em oração para santificar o Teu nome e honrar o sacrifício que realizaste por nós na cruz. Reconhecemos a profundidade do Teu amor e a magnitude da Tua entrega por nossa salvação. Neste dia sagrado, dedicamos nossos corações a Ti, em gratidão e adoração.

Que possamos contemplar com humildade e reverência a Tua paixão e sofrimento, e encontrar renovação espiritual na compreensão do Teu sacrifício. Que as nossas vidas sejam transformadas pela Tua graça redentora, e que possamos viver de acordo com os ensinamentos que nos deixaste.

Ó Jesus, conceda-nos a força para carregar as nossas cruzes diárias, assim como Tu carregaste a Tua até o Calvário. Que possamos encontrar consolo na certeza da Tua ressurreição e na esperança da vida eterna que nos prometeste.

Santifica-nos, Senhor, neste dia santo. Purifica os nossos corações, renova a nossa fé e fortalece o nosso compromisso contigo. Que possamos ser testemunhas vivas do Teu amor e misericórdia, compartilhando a Tua mensagem de salvação com o mundo ao nosso redor.

Que esta Sexta-Feira Santa seja um tempo de reflexão profunda e renovação espiritual em Tua presença. Em Teu nome oramos, amém."

ULTIMA ORAÇÃO DO REI DAVI:

Bendito és tu, Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. Tua é, Senhor, a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. Riquezas e honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas deste modo? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos. Porque nós somos estrangeiros diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há esperança. Senhor nosso Deus, toda esta abundância que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome vem da tua mão e é toda tua. E eu sei, Deus meu, que tu provas os corações e que te agradas da sinceridade; eu também fiz estas coisas com coração reto e voluntário; agora vi com alegria que o teu povo que se acha aqui fez ofertas voluntárias a ti."

ORAÇÃO PELO ESPÍRITO SANTO:

"Ó Espírito Santo, nesta Sexta-feira Santa, contemplamos a Paixão e Morte de Jesus Cristo, nosso Salvador. Pedimos a Tua presença consoladora e iluminadora neste momento de profunda reflexão e recolhimento.

Derrama sobre nós a Tua paz e serenidade enquanto meditamos no sacrifício supremo de Cristo na cruz. Guia-nos para uma compreensão mais profunda do amor redentor que Ele demonstrou por nós, e ajuda-nos a viver de acordo com a Sua vontade.

Que o Teu poder transformador nos fortaleça, renovando a nossa fé e esperança. Concede-nos a graça de vivermos de forma digna do sacrifício de Jesus, buscando a reconciliação, o perdão e a compaixão em nossas vidas.

Espírito Santo, concede-nos discernimento para compreendermos o significado da Sexta-feira Santa em nossas vidas e nos conduza à verdadeira conversão e renovação espiritual.

Que neste dia santo, sintamos a Tua presença amorosa e consoladora, que nos sustenta em meio às provações e nos conduz à luz da Ressurreição.

Em nome de Jesus Cristo, que morreu por nós na cruz, oramos. Amém."

ORAÇÃO PELOS PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS:

"Querido Deus, nesta Sexta-Feira Santa, reconhecemos a profundidade do sacrifício de Jesus na cruz e a amplitude do Seu perdão. Em humildade, reunimo-nos diante de Ti para confessar as nossas falhas, erros e pecados. Pedimos o Teu perdão e a Tua graça redentora neste momento sagrado.

Perdoa-nos, Senhor, por todas as vezes em que falhamos em amar como Jesus nos amou. Perdoa-nos por palavras que feriram, por ações que magoaram e por pensamentos que não refletiram o Teu amor. Reconhecemos a nossa necessidade do Teu perdão e da Tua misericórdia.

Assim como Jesus perdoou aqueles que O crucificaram, pedimos que nos concedas a graça de perdoar aqueles que nos ofenderam e magoaram. Ajuda-nos a seguir o exemplo de Cristo, que demonstrou perdão mesmo no meio da dor e do sofrimento.

À medida que contemplamos a cruz nesta Sexta-Feira Santa, lembramos do sacrifício supremo de Jesus como o caminho para a reconciliação e restauração. Que o Seu perdão nos liberte do peso do pecado e nos capacite a viver vidas transformadas pela Sua graça.

Que este momento de confissão e busca de perdão seja um passo em direção à cura e à renovação. Que cada coração seja tocado pela verdade do Teu amor redentor. Que possamos experimentar a libertação que vem do perdão e encontrar força para perdoar os outros.

Em nome de Jesus Cristo, o nosso Salvador crucificado e ressurreto, oramos esta oração de perdão, confiando na Tua misericórdia e graça. Amém."

PRIMEIRA LEITURA:

Leitura de João 19 16-30

Passagem: João 19:16-30

"Então, Pilatos entregou Jesus para ser crucificado, e os soldados o levaram. Carregando sua própria cruz, ele saiu para o lugar chamado Caveira (em hebraico, Gólgota). Ali o crucificaram, com outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. Pilatos redigiu uma inscrição e a fixou na cruz. Estava escrita: "Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus".

Muitos judeus leram essa inscrição, porque o lugar onde Jesus foi crucificado era perto da cidade; e o texto estava escrito em aramaico, latim e grego. Os chefes dos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos: "Não escrevas 'O Rei dos Judeus', mas que esse homem se declarou rei dos judeus". Pilatos respondeu: "O que escrevi, escrevi".

Quando os soldados crucificaram Jesus, também tomaram suas roupas, dividindo-as em quatro partes, uma para cada um deles, com a túnica. Esta era sem costura, tecida numa só peça de alto a baixo. "Não a rasguemos", disseram uns aos outros. "Vamos decidir por sorte quem ficará com ela". Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: "Repartiram entre si as minhas roupas e tiraram sortes sobre a minha túnica". Assim os soldados fizeram.

Junto à cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: "Aí está o teu filho", e ao discípulo: "Aí está a tua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.

Depois disso, sabendo que tudo estava concluído e para que a Escritura se cumprisse até o fim, Jesus disse: "Tenho sede". Estava ali um vaso cheio de vinagre. Então embeberam uma esponja nesse vinagre e a colocaram num ramo de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus."

ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO:

"Querido Deus, nesta Sexta-Feira Santa, reunimo-nos em profunda gratidão por tudo o que fizeste por nós através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Em meio à tristeza e ao sofrimento da crucificação, encontramos motivo para agradecer e louvar o Teu amor incondicional e a Tua misericórdia que nos oferece salvação.

Agradecemos por enviar o Teu Filho amado, Jesus, para redimir os nossos pecados e reconciliar-nos Contigo. Agradecemos pelo Seu sofrimento e morte, que nos concedem perdão e esperança. Reconhecemos a profunda dor e o custo incompreensível do sacrifício de Jesus, e somos gratos pela vitória final que Ele conquistou sobre o pecado e a morte.

Neste dia sagrado, oferecemos a Ti os nossos corações cheios de gratidão. Agradecemos por nos amares de tal maneira que ofereceste o Teu Filho unigênito por nós. Agradecemos por nos ofereceres vida eterna e esperança através da ressurreição de Jesus.

Que as nossas vidas sejam marcadas pela gratidão e pela resposta ao Teu amor. Que possamos viver em adoração e serviço a Ti, compartilhando o evangelho da salvação com todos aqueles que ainda não conhecem o Teu amor.

Que esta Sexta-Feira Santa seja um tempo de profunda reflexão sobre o Teu amor redentor e um momento para expressar nossa gratidão sincera. Em nome de Jesus Cristo, oramos esta oração de agradecimento, amém.

ENCERRAMOS A ORACAO DE HOJE, AGUARDANDO ANSIOSAMENTE A VINDA DO SENHOR!

MARCIA ELIAS DE ALMEIDA
Enviado por MARCIA ELIAS DE ALMEIDA em 28/03/2024
Reeditado em 29/03/2024
Código do texto: T8029693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.