Newton é quase verdade

Ao falar sobre ciência e conhecimento, Newton da Costa explica o conceito de “quase verdade”, que ele desenvolveu e também se tornou internacionalmente famoso. Como o professor afirma, desde os filósofos da Grécia antiga, conhecimento é definido como uma “crença verdadeira”. Mas, tendo em vista que a ciência não é definitiva e está sempre em desenvolvimento, seria melhor – propõe – dizer que o conhecimento é uma crença quase verdadeira. “Isso dá mais conta do que a gente entende como conhecimento científico”, acrescenta. “Foi onde eu cheguei após anos e anos de pesquisa, a definição de conhecimento que eu queria quando eu tinha 15 anos.”

 

O nome “lógica paraconsistente” foi sugerido pelo filósofo peruano Francisco Miró Quesada (1918-2019), como revela Newton da Costa em Espírito de Contradição. O professor escreveu para o filósofo pedindo para que ele, “com sua grande cultura”, nomeasse a nova ciência. Inicialmente Quesada sugeriu o nome “metaconsistente”, indicando uma lógica “além da consistência”, e depois citou “paraconsistente”, “ao lado” da consistência, nome preferido por Newton da Costa. “Ela não destrói a lógica tradicional, que é a lógica da consistência. Ela está ao lado dela, assim como a geometria não euclidiana está ao lado da geometria euclidiana, e não a destrói”, continua Newton da Costa. “Numa questão de meses, o nome ‘paraconsistente’ deu a volta ao mundo”.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Newton_da_Costa

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 19/04/2024
Código do texto: T8045142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.